Hoje nós vamos falar sobre nossa ida a Monte Verde nesse final de semana :)
Localizado no Sul de Minas Gerais, a 170 km da cidade de São Paulo e no alto da Serra da Mantiqueira, em altitudes que variam de 1500 a 1600 metros possui cerca de 5000 habitantes.
Com clima tipicamente frio e seco característico de regiões montanhosas, as temperaturas variam de 28ºC no verão a -10ºC no inverno, porém é um clima ameno e agradável para quem esta disposto a desfilar com roupas quentes. Nessa estação é comum a cidade acordar coberta de gelo, criando um espetáculo maravilhoso e imperdível.
Nós fomos na Primavera - pegamos um pouco de frio, calor e chuva rs
A vegetação local é formada por pedaços da Mata Atlântica com araucárias nativas de vários séculos, além de grande porção constituída por pinheiros e eucaliptos. A fauna também impressiona, os esquilos são habitantes devido ao clima frio e os beija-flores estão sempre a procura de água doce servida gentilmente pelos habitantes da região.
A colonização européia influenciou não só no estilo das construções como também a culinária, com forte influência alemã. Você vai encontrar variadas opções que vão desde o trivial mineiro e caseiro até a sofisticada cozinha européia como fondues, trutas, chás da tarde; Sem contar a infinidade de chocolates, comportas, bolos, pães, doces...
Os passeios deixam seu corpo e mente em equilíbrio proporcionando uma respiração com ar puríssimo e visão de um espetáculo natural de cores.
Como chegar:
Saímos de Santos-SP na sexta a tarde, passamos por São Paulo para cair na Rod. Fernão Dias até a cidade de Camanducaia. A partir daí, acompanhe as placas de sinalização, são mais 30 quilômetros de estrada asfaltada até Monte Verde.
Devido ao trânsito típico de sexta-feira e ao super engarrafamento na Fernão Dias, levamos um pouco mais que o previsto pra chegar; Mas em Monte Verde é super fácil de localizar.
Hospedagem:
Compramos um pacote pelo site Hotel Urbano (www.hotelurbano.com) para duas diárias com café da manhã em um dos chalés da Pousada Flores da Serra (www.pousadafloresdaserra.com.br).
Já queria registrar minha satisfação, pois foi super tranquilo para agendar a data e nós fomos super bem atendidos pelo proprietário Guilherme Cremonini.
A pousada conta com 06 chalés cada um com wi-fi, estacionamento grátis, TV a cabo com 70 canais , frigobar, lareira , interfone, serviço de room service e alguns com uma deliciosa banheira de hidro massagem.
Além disso, possui um charmoso restaurante, onde também é servido o café da manhã. E QUE CAFÉ DA MANHÃ é esse gente, delicioso! Pra se ter uma idéia, além de todo o café montado, o Guilherme traz mimos como bruschetta, Canjica e Banana flambada. DE-LÍ-CIA!
Fora isso, a pousada está em excelente localização, a cerca de 5 minutos de carro do Centro.
Passeios:
Na primeira noite, logo após chegarmos jantamos no restaurante próximo a Pousada, da pra ir a pé mesmo, Restaurante Sabor Mineiro (www.facebook.com/sabormineiro.monte.verde)
O local é super agradável, com som ambiente e o atendimento é excelente. Podemos dizer na verdade, que o atendimento da cidade em si é especial, você conversa como se conhecesse as pessoas há anos, conta e ouve histórias e isso é o mais bacana nas viagens.
A comida é excelente, o Ge pediu um filé de frango a parmegiana e eu uma panqueca de frango. Parece pouco né? Mas os pratos são super bem servidos e nós ficamos satisfeitos. Para acompanhar, um vinho tinto da Adega das Gerais (logo falaremos sobre ela) e pra finalizar, a sobremesa mais mineira: doce de leite com queijo. Simplismente DIVINO! E se você leu até aqui e já pensou que gastamos muito, pasmem: a conta saiu por menos de R$ 60,00 nós dois. Incrível!
Após esse banquete, que tal dar uma caminhada pelo centro e aproveitar os 7ºC que estava fazendo?
O centro se concentra basicamente na Avenida Monte Verde, lá existem muitas opções de lojas, restaurantes e shoppings.Vamos falar mais sobre ele no decorrer do post.
Trilhas das Montanhas:
No segundo dia, era a hora de encarar as trilhas até as pedras. Se você é adepto de caminhadas e curte montanhismo vai adorar esses passeios. Lembre-se de vestir roupas leves e confortáveis mas sem esquecer do agasalho porque quanto mais alto, mais frio.
Nós esquecemos do detalhe das roupas e tivemos que ir de calça jeans, mas o tênis nos acompanhou e sem ele ia ser bem difícil. Eu indico levar roupas específicas de esporte e sem esquecer de uma mochila nas costas para manter as mãos livres, abastecida com água, algo leve para alimentação, e saco de lixo.
Cinco das trilhas mais frequentadas da região (Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Platô e Pico do Selado) fazem parte do Parque Ecológico Verner Grinberg. Nós fizemos a trilha do Platô.
De todos os principais pontos nas montanhas da região, o Platô é o mais baixo (1945 metros de altitude). Ao contrário dos demais, ele não é um pico, mas sim uma extensa laje de granito de onde se tem uma ótima visão panorâmica dos arredores.
A trilha de acesso é bem demarcada e dispensa o acompanhamento de guias. Apesar de ser indicada para todos os públicos, esta trilha exige uma boa disposição: são 1200 metros praticamente de subida constante até o topo. Contudo, ao longo do percurso existem vários pontos para descanso e mirantes para apreciar a vista.
O acesso a trilha é pela Rua Mantiqueira até o Café Platô (são aproximadamente 2 km do centro de Monte Verde). No local há uma área para estacionamento gratuito; Chegando ao Café Platô, siga em frente pela rua de terra por cerca de 130 metros até a caixa d'água. À direita dela fica a entrada da trilha para o Platô (há uma placa indicativa no local). A caminhada já começa em subida, o importante é seguir sem pressa e manter o ritmo.
A pouco mais da metade do percurso (700 metros desde o início da trilha), chega-se a uma bica d'água e um pequeno córrego que cruza o caminho. Essa é a única fonte de água no trajeto, aproveite para se refrescar e descansar um pouco, antes de prosseguir os últimos 500 metros até o topo da montanha.
Depois de apreciar o visual por um tempo, hora de encarar a descida.
Passeio pelo Centro:
Aproveitamos o resto do dia para conhecer bem as lojinhas e tudo que o centro oferece. São muitas lojas de guloseimas, malhas e artesanato. Só coisa linda.
Se você tiver tempo, dê uma pesquisada por existe diferença de preços entre as lojas sim ;)
- Degustação de cachaças e vinhos, Adega das Gerais: Fica no Shopping Celeiro e possui duas lojas, uma especializada em cachaças e a outra em vinhos, geléias e doces. As cachaças são uma diversão a parte, você vai provando os diversos sabores dentre eles: banana, café, morango, maracujá, abacaxi, amêndoas, caju, coco e por aí vai rsrs. Aí, é só decidir a sua preferida e levar pra casa rs - O problema aqui é decidir por uma só! Próximo fica a loja de vinhos que também proporciona degutação de vinhos, patês e doces...Tudo para ajudar você a escolher ou te deixar ainda mais indeciso e com vontade de levar tudo rs! Ótimos produtos, preços e excelente atendimento - recomendamos Adega das Gerais!
- Almoço na Dona Mucama (antigo Panela de Ferro): Ambiente super agradável com o deck com mesas a frente, muito gostoso para apreciar as cervejas de trigo; Eu que não sou adepta a cerveja, adorei a Paulaner - suave e refrescante! O Ge escolheu a picanha na chapa e eu o nhocão recheado com mussarela de búfala - simplismente delicioso! O preço é um pouco mais alto em relação ao restaurante do primeiro dia, até pela localiação, fica bem no meio da Avenida Monte Verde - mas mesmo assim pelo que estamos acostumados a ver aqui em Santos, tá excelente rs!
- Comprinhas: Artesanato, lembranças, chocolates: Achamos o chocolate um pouco caro em relação a outras cidades que já visitamos, é mais caro que a Top Gramado, além disso né gostoso, mas não é aqueeeeeeeeeeeele chocolate - para se ter idéia, 100 gramas de trufas sai a R$ 8,90. Acho caro para quem compra por esse valor em Gramado uma caixinha com barrinhas de chocolate. Para artesanato eu gostei bastante da loja Mais cor em sua vida, onde vende lindos kits de canecas e tigelas com caminhos de mesa - super fofos! Para sabonetes, gostei da loja Vitae Naturale - vontade de comer os sabonetes em forma de melancia rs Super cheirosos e com precinho bom para quem procura lembranças. Há também opções de camisetas da cidade que variam de 16,90 a 25,90 - é só pesquisar ;) Claro que não podíamos deixar de comprar nosso íma de geladeira para a nossa coleção rs, aí tem vários tipos e preços; Desde os mais simples até os mais sofisticados com termômetro! Para doces e queijos vale pesquisar, lembrando que quanto mais afastado do centro for ficando mais barato você encontra - achamos uma loja que infelizmente não recordo o nome, mas sei que fica mais pro final da Avenida Monte Verde, passando o Bradesco - que vende queijos super em conta e o atendimento é excelente! É preciso bater perna e ter disposição (e preparar o cofrinho pois tem muita coisa linda rs)
Por fim, voltamos para a pousada para descansar um pouco e começou a chover MUITO - junto veio a falta de energia na cidade; decidimos cochilar para esperar a energia voltar e puft, acordamos só no dia seguinte rs - após a trilha e uma super caminhada pelo centro, cansaço; Mas foi bom para renovar as energias rs
No último dia pela cidade, acordamos com o tempinho chuvoso e friozinho - após um belo sábado de sol!
Resolvemos dar um pulo para avistar os esquilos, de manhã eles se alimentam e fica mais fácil vê-los! (Fica no shopping celeiro)
Hora de começar a planejar a partida, mas fomos surpreendimos com a fábrica de chocolates 'Sabor chocolates', onde apreciamos o petit gateau de doce de leite - incrível como conseguiram reunir duas coisas boas em uma só rs; Os preços sáo basicamente os mesmos das outras lojas, somente o doce de leite e geléias que achamos um pouco mais em conta ;)
Fica próximo aos correios, só se informar ;)
Além disso, ganhamos um vale chocolate quente da Choco Art do Guilherme da Pousada - bora lá tomar esse chocolate então - delicioso! Fica na Villa Europa, na avenida monte verde! E tem vários bombons deliciosos e de sabores variados ;)
Saindo nos deparamos com um estúdio diferente: Heloyama! Lá você tem a oportunidade de tirar fotos com personagens e leva pra casa essa inesquecível lembrança. A Heloísa é um doce, super simpática e te deixa a vontade. Além disso, você escolhe a foto que mais gostou, não tira só uma e pronto...vai decidindo junto com ela a cena mais bacana!
Custa 20,00 por pessoa - o casal saiu por 30,00 e temos direito a 3 fotos com 3 cenários diferentes ;)
Para saber mais sobre o estúdio acesse https://www.facebook.com/HeloyamaFotoArt
Gente, pra quem ainda não conhece Monte Verde - a cidade oferece muitos outros passeios: outras trilhas, restaurantes, orquidário, patinação de gelo, andar a cavalo, tirolesa....Tem pra todos os gostos!
E o melhor, com tantas coisas a fazer, ela não perde o charme e a tranquilidade das montanhas!
Ficamos muito felizes por ter mais esse lugar no currículo e voltaremos com certeza - gostaríamos de agradecer a receptividade de todos, a educação, o carisma, a atenção - nunca vamos esquecer esse fim de semana!
Até breve pessoal, logo mais novidades por aqui :)
#viajar #vício #queremossempremais
beijos,
Vanessa e Genildo
Monte Verde é demais! Estive em julho desse ano nas minhas férias e pretendo voltar sempre.
ResponderExcluirEm Monte verde recomendo o restaurante café pinhão, ambiente super agradável com música ao vivo (Banda tribal's, até compramos o cd rs)...
As docerias, as queijarias e as lojas de artesanatos são uma perdição, mas dessa vez eu fui apenas para passear, não comprei nada =/.
Para quem quiser mais dicas sobre Monte Verde, eu fiz um post no meu blog também!Só dar uma conferida =)
http://noivasemfolha.blogspot.com.br/2013/07/lugares-aconchegantes-para_24.html
beijos
Vanessa e Genildo
ResponderExcluirObrigada pelo carinho. Fiquei muito feliz com seu comentário. Agora o estúdio Heloyama está com algumas promoções do mês de junho. para acalentar os corações enamorados. Saudades do casal. Beijos
Heloisa, obrigada pelo comentário aqui :)
ExcluirFicamos muito felizes e assim que visitar a cidade de novo vamos dar um pulo ai!
beijao