quinta-feira, 23 de maio de 2013

Um dia em Salvador - Fevereiro/2011

Olá!
Hoje vamos falar sobre a 'cidade de luz e prazer', Salvador!
Estivemos em Salvador em 2011 em uma das paradas com o navio MSC Orchestra.
Foi uma breve passagem mas deu pra sentir a energia que a Bahia tem!
A mistura de raças, culturas e credos, que recebeu doses generosas de alegria e sincretismo, conferiu a Salvador um astral único e arretado que atrai brasileiros e estrangeiros o ano inteiro. Primeira capital do Brasil, Salvador reúne o presente e o passado em perfeita harmonia e, levando-se em conta a topografia da cidade - dividida em Alta e Baixa – fica fácil mapeá-la e vislumbrar os atrativos escancarados em cada esquina.

Chegando em Salvador:

O navio atraca no Porto e logo na saída você encontra diversas ofertas de passeios com excursões e taxistas. Eu aconselho que você saia caminhando do Porto que fica bem próximo do Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Pelourinho...se você quiser ir pra um local mais distante pegue um táxi mais a frente que sai bem mais em conta :)

Nós saímos do Porto caminhando e logo surgiu a oferta de usar o ônibus turístico de Salvador, era R$ 40,00 por pessoa na época mas agora esta R$45,00. Nós resolvemos caminhar um pouco e depois decidir, e no fim nem utilizamos o serviço.
Se você tiver interesse pode obter mais informações no site: http://www.salvadorbus.com.br/

Primeira parada: Mercado Modelotradicional centro de artesanato típico da Bahia. Considerado um dos principais pontos turísticos da capital baiana, o Mercado Modelo reúne o que há de mais expressivo nas tradições locais, desde os trabalhos de arte realizados por artesãos, até a comida que é símbolo do estado.
O Mercado Modelo está localizado na cidade baixa de Salvador, mais precisamente na Praça Cayru.

Atualmente, são mais de 260 lojas dentro do mercado que vendem os mais variados tipos de arte baiana. É possível encontrar rendas, tapeçarias, pinturas, objetos de decoração, artigos em cerâmica e lembrancinhas dessa cidade única no Brasil.

Como citado anteriormente, Salvador é dividido em Cidade Alta e Baixa. Para chegar à parte alta da cidade é preciso entrar, literalmente, em um dos cartões-postais de Salvador: o Elevador Lacerda, que faz a ligação entre os dois pontos.

(Esse figuraça fica próximo ao Elevador Lacerda com sua barraca, conhecido como 0800 distribui um cd com músicas dele; Detalhe para o elevador lacerda atrás)

(Entrada do Elevador Lacerda)

(Visual incrível da Bahia de todos os Santos)

Sinceramente eu imaginava mais do Elevador Lacerda mas também não sei explicar bem o que eu esperava rs. De qualquer forma, é uma maneira original de transporte entre a cidade alta e baixa. O preço é bem barato, se não me engano foi R$ 0,20 e eu nem acreditei rs. O visual lá de cima é incrível.

É na parte alta que fica o colorido PelourinhoNenhum outro lugar reflete tão bem a alma da Bahia quanto o Pelourinho. Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o bairro tem mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18. Vielas, ladeiras e largos concentram igrejas, museus, restaurantes, lojas e um vaivém de gente de Salvador, do Brasil e do mundo.

Tivemos a oportunidade de tirar umas fotos divertidas e que não podem faltar no álbum.

Parada para o almoço em um restaurante do Pelourinho que eu não recordo o nome mas que era bem agradável com música ao vivo. A escolha foi a autêntica casquinha de siri, além do delicioso bolinho de bacalhau.

A idéia após o almoço seria ir até a Praia do Forte, porém o pouco tempo não nos permitia. Resolvemos escolher então uma das inúmeras praias para visitar. Eis que lembramos da música 'Tarde em Itapuã' e resolvemos partir para lá. (Além de terem nos contado sobre um acarajé delicioso por lá rs)
Informação aqui, informação ali decidimos encarar o transporte público de Salvador rs.

A Praia de Itapuã é afastada do Centro, mas a gente não tinha idéia que demoraria tanto rs. Sem brincadeira, ficamos no mínimo 1 hora dentro do ônibus (eu digo no mínimo porque eu acho que pode ter sido mais, mas eu fiquei viajando no visu das praias e acabei esquecendo da hora rs)
Com isso, perdemos um super tempo :/

Enfim, chegamos!
Ornada por centenas de coqueiros altíssimos, a Praia de Itapuã, cantada nos versos de Vinicius de Moraes, é uma das preferidas pelos moradores da capital baiana.
Sinceramente, pensando nos versos da música a gente esperava BEM MAIS da praia rs. Mas mesmo assim curtimos momentos agradáveis por lá (mesmo com o mar lotado de algas rs, cada mergulho era uma na sua cabeça).

E por fim, nada como encerrar nossa rápida visita com o verdadeiro acarajé Baiano né?

Tchau Salvador, pretendemos voltar pra conhecer seus outros encantos ;)

E aos leitores do blog, aquele abraço ;)

1. Não é uma das 7 maravilhas do mundo, mas é como ir ao Cristo Redentor: todo brasileiro precisar ir ao menos 1 vez na vida pois são os mais famosos cartões postais do Brasil.
    Um dia pretendo ir até Salvador, mas farei assim como você, de navio.