domingo, 8 de março de 2015

Fortaleza - Fevereiro/2015

Boa noite a todos :)

Continuando a postagem sobre nossa ida ao Ceará, hoje vamos falar dos 2 dias que ficamos em Fortaleza.

• Locação Carro:
Saímos de Jeri no domingo as 08:20 com o ônibus da FretCar e desembarcamos as 14:20 na rodoviária de Fortaleza. De lá, seguimos de táxi até o aeroporto para alugar um carro na Movida Rent a Car.
Resolvemos alugar um carro para andar em Fortaleza e depois seguir até Canoa Quebrada; Você pode reservar o carro no site: https://www.movida.com.br
O valor de 4 diárias deu R$ 485,00 já com taxas e seguros. Como estávamos com outro casal, dividimos e não ficou tão pesado e valeu a pena pois andamos muito e a kilometragem é livre, o tanque vem cheio (tem que devolver com o tanque cheio também), e tem que ter um cartão de crédito para deixar um caução de R$ 700,00 (esse valor varia conforme o tipo de carro escolhido) - na devolução eles estornam esse valor!

A loja da Movida no aeroporto funciona 24 horas e o endereço é Avenida Senador Carlos Jereissati , 3000 - Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Telefone: (85) 33921373

• Hospedagem:
Ficamos hospedados no Vila Azul Praia Hotel, seguindo indicação de amigos da Paula e Maurício.
Pedimos um up grade para o apartamento luxo pelo valor do stand e fomos atendidos (quem não chora não mama rsrs) , eles pediram para fazer a reserva diretamente com eles, fazer o depósito de 50% da reserva e acertar o restante lá - de praxe!
O hotel fica muito bem localizado, há uma quadra e meia da Praia de Meireles, onde tem a famosa feirinha de artesanato - dá pra ir andando tranquilo, é uma rua bastante movimentada, mas como em todo lugar é bom evitar deixar câmeras a mostra, correntinhas etc. (sugestão dos próprios funcionários da pousada).
O apartamento é básico, mas bem limpo e confortável. Aliás, achamos todo o hotel bem limpo e os funcionários bem receptivos.
O café tem poucas opções mas tudo muito gostoso e fresquinho. O restaurante onde servem o café a noite funciona para lanches e jantar.
No terraço tem piscina, porém com a chuva e o pouco tempo não utilizamos. Possui estacionamento e manobrista.
Acho que vale o custo beneficio, eu indico e voltaria a me hospedar lá.

O hotel fica na rua Paula Barros, 251 - Meireles. Mais informações e reservas no site:

• O que fazer em Fortaleza?
Nossa programação era nos hospedarmos em Fortaleza para curtir a segunda-feira na Praia de Cumbuco, pois domingo chegamos a tarde e até alugar o carro, fazer check in no hotel, almoçar...enfim, já era tarde!
Porém, segunda amanhecer com uma CHUVA e infelizmente mudou todos os nossos planos e ficamos sem ver muitas coisas. A chuva foi insistente até depois do almoço, passando a pancadas de chuva ao longo do dia. No fim da tarde que o tempo abriu um pouco.
Então, fiz uma pesquisa e vou listar pontos turísticos de Fortaleza, para ajudar vocês a montar o roteiro, e pra na nossa próxima visita OBRIGATÓRIA, afinal faltou muita coisa!

1-Praia de Cumbuco: Cumbuco fica a 35 km de Fortaleza. Você pode ir de carro, caso alugue um como fizemos ou optar pelos passeios (na Avenida BeiraMar há diversas agências oferecendo passeios). As dunas e as lagoas que emolduram Cumbuco fazem da vila de pescadores um parque natural de diversões. O destino é repleto de atividades na areia e na água, como passeios de jangada e de bugue, esquibunda... Por conta dos bons ventos, a praia é considerada uma das melhores do mundo para a prática de kite e windsurf. Mais informações sobre Cumbuco no site: http://www.portalcumbuco.com.br

2-Centro Cultural Dragão do Mar: Espaço cultural de arquitetura moderna e que reúne teatros, cinema, espaço para shows, galerias de arte. Ao redor, tem vários barzinhos charmosos que funcionam todas as noites.
Fomos na segunda após o almoço e só tiramos fotos externas, pois estava fechado para manutenção.
Antes de ir, é bom conferir a programação e horários no site: http://www.dragaodomar.org.br/index.php
Fica na Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema.

3-Banco Central do Brasil: Sim, ele mesmo - o banco do segundo maior assalto do mundo!!!
Dia de chuva é isso gente, buscar esses pontos que você nunca pensou em ir rsrs
Fomos até lá tirar uma foto na frente do Banco e depois, pedimos informações e fomos andando até a casa que os assaltantes alugaram na época para planejar.
Para quem não lembra do caso:

(Banco Central)

(Casa alugada para planejamento do assalto - Rua 25 de Março, 1071)

4-Teatro José de Alencar: Visitamos o teatro num horário/dia que estava fechado. Não pudemos entrar, mas por fora é muito bonito. A arquitetura dele é ainda mais bonita por dentro, uma pena que estava fechado:/ Realmente não demos muita sorte em Fortaleza rsrs mas fica tudo pra uma próxima visita :)

5-Arena Castelão: Dica: se for para Fortaleza, aproveite a segunda-feira na praia, pois a maioria dos pontos turisticos esta fechado rs, no nosso caso, a chuva atrapalhou os planos da praia, aí mais um ponto só de fotos só do exterior pois a visita guiada acontece de terça e quarta e sexta a domingo das 14 as 20 hrs.

Gente, bom dar uma confirmada nas informações de horários, Pesquisei e achei nesse site: http://www.fortalezaceara2014.com.br/estadio-castelao/visite-o-estadio/  porém li opiniões no trip advisor dizendo que foram e não bateu com esses horários, para não perder a viagem até porque nos arredores não tem nada pra fazer, vale a pena confirmar no telefone: (85) 3304-4501
Fica na Avenida Alberto Craveiro, 2901.

6-Feira de Artesanato e Praia de Meireles: Essa feirinha fica bem próxima do hotel onde ficamos e é incrivel! Muitas opções e ótimos preços, reserve umas duas horas pra ver tudo, pesquisar e fazer comprinhas de artesanato e lembranças locais.
(feirinha de artesanato)

(orla praia de meireles)

7- Praia do Futuro: Única praia em Fortaleza onde se pode tomar banho de mar sem preocupações (o trecho urbano da orla não costuma ser adequado para nadar por causa da poluição das águas).
É a mais popular de fortaleza, famosa por sua comida típica (caranguejos e peixada) e a música ao vivo além de barracas com ótima estrutura.

8-Praia de Iracema: É a que fica mais próxima do centro. Limitada à sua direita por um quebra-mar que a divide com a Praia do Meireles. Com a maior concentração de restaurantes, boates e bares, o Centro Cultural Dragão do Mar, assim como a boate Pirata, referências da cidade, ficam em Iracema.O pôr-do-sol na Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte Metálica é um programa obrigatório para quem visita a cidade. A nova estátua de Iracema faz alusão à história da índia de mesmo nome, retratada no romance do escritor José de Alencar. Assim como Mucuripe e Meireles, a praia de Iracema não é recomendada para banho no mar; tanto pela existência de recifes como pela qualidade da água.

9-Beach Park: O beach park não estava nos nossos planos, pois como resolvemos visitar três pontos (Jeri, Fortaleza e Canoa) - além dos custos, o tempo não seria suficiente.
É preciso reservar um dia todo para ir até lá, localizado no município de Aquiraz, na praia de Porto das Dunas a 16 km de Fortaleza.
O horário de funcionamento é das 11 as 17 horas e você pode comprar os ingressos no site: http://ingressos.beachpark.com.br/
Falando em ingresso, se prepare! O valor é R$ 180,00 por adulto e  R$ 170,00 (criança até 12 anos, com comprovação de idade). Crianças de até 1m acompanhadas de um adulto pagante têm acesso gratuito. Existem passaportes de 3 e 7 dias de acesso ao parque caso você tenha mais tempo ;)
Além do ingresso se prepare pois pelo que li em sites e blogs tudo é pago (e bem pago rs) - estacionamento, guarda volumes, alimentação (li que um cachorro quente custa R$ 25,00) Mas olhando as opiniões é tão bom quanto caro! Também está nos planos na próxima ida a Fortaleza ;)

Fica na Rua Porto das Dunas, 2734 - Aquiraz.

10- Morro Branco: O cenário típico cearense - dunas e falésias brancas e coloridas - é a atração da bela praia de Morro Branco.
A principal atração, o Labirinto das Falésias, é acessível a pé. A entrada, a partir do centrinho da vila, é sinalizada. A caminhada por entre os paredões coloridos é curta e pode ser feita sem guia, mas vale a pena contratar um monitor local para ouvir algumas histórias da região e vê-lo formar a aquarela de cores com as areias coletadas de onde não se imagina. A saída do labirinto é no mar. Também tem passeios de buggy!

Passamos no caminho indo para Canoa Quebrada na terça -feira, mas acredite se quiser, estava UMA CHUVA daquelas hahaha, rir pra não chorar - acho que precisamos de mais 7 dias no Ceará ;)
Próxima postagem, finalizando a viagem em Canoa Quebrada - e graças a Deus fez SOLLLL rs!