segunda-feira, 17 de junho de 2013

Foz do Iguaçu Maio/2013 - 2º dia

Olá ;)
Hoje nós vamos falar sobre o nosso segundo dia em Foz do Iguaçu.

Primeira parada: Paraguai. E lá vem a primeira dica: não esqueça seu RG no hotel, ele será necessário para entrar tanto no lado do Paraguai quanto no lado da Argentina.


Como chegar a Ciudad de Este.
Você pode ir de van contratada pelo hotel ou agência de turismo, custa em média R$ 45,00 por pessoa e você tem a comodidade. As vans costumam levar o pessoal as oito da manhã, deixar você o dia todo por lá e ir buscar as quatro da tarde (hora que fecham as lojas , o fuso horário de Ciudad del Este é diferente do nosso, uma hora a menos, portanto as lojas fecham as três da tarde de lá que seria quatro da tarde do Brasil). Outra vantagem de ir de van, é que dificilmente elas são paradas na fronteira. Dá pra ir de ônibus e a pé também atravessando a ponte da amizade, porém não posso dizer se é seguro ou não mas acho que pesquisando em alguns outros sites vocês possam achar essas informações).

Nós optamos por ir com carro particular com o guia da HT Turismo (ver no post anterior) primeiro porque a gente já estava utilizando os serviços dele, depois porque a idéia não era ficar o dia todo no Paraguai e sim sair de lá e visitar alguns pontos turísticos de Foz.
O Paraguai é totalmente sujo, desorganizado, uma bagunça sem fim. Mas a gente teve a sorte pois no meio daquela confusão e loucura que é o Paraguai, o guia foi com a gente nos lugares mais bacanas de fazer compras. Você fica bobo de ver como as coisas são baratas - Victorias Secrets por U$$ 8.50 é demais! 

Mas é preciso bater perna e pesquisar. Ah, pechinchar também dá certo.
O valor máximo de gastos é U$$ 300,00 por pessoa. Depois disso tem que declarar. Além disso, é preciso ficar alerta sobre as compras, elas não podem parecer que são destinadas a comércio e sim consumo. (Exemplo: trazer um hidratante de casa fragrância).
Esse site fala tudo o que você precisa saber para fazer compras no Paraguai: http://www.hagah.com.br/especial/pr/turismo-pr/19,0,2937991,O-que-voce-precisa-saber-antes-de-fazer-compras-no-Paraguai.html

Nós levamos real, mas eu achei mais vantajoso comprar em dólar. Então se puderem levar dólar ou fazer câmbio em Foz do Iguaçu.
E mais uma dica: não dê muita atenção ao pessoa na rua. Eles enchem o saco e vão atrás de você até decidir comprar o que eles oferecem. 

Dicas de lojas: Macedônia (para bebidas e perfumes); Galeria Shopping Rahal (Loja Secret by moment - para Victoria Secret); La Petisqueira (perfumes); Casa Nippon (bebidas, perfumes, victoria secrets); Nave Shop (maquiagens, perfumes, bebidas, eletrônicos). A Monalisa vale a pena entrar para conhecer, mas não para comprar. Lá é mais caro que as outras lojas; só comprem lá se não acharem o que procuram em outros lugares ;)



Eu olhei muitas coisas n esse blog antes de ir, tem ótimas dicas então compartilho ele aqui com vocês: http://maniadeconsumo.blogspot.com.br/2011/06/guia-de-compras-no-paraguay-la-garantia.html

Como planejado, saímos de lá e fomos visitar alguns pontos turísticos de Foz antes do almoço.

Templo Budista:
O Templo Budista de Foz é o segundo maior da América Latina e claro que para os adeptos do Budismo esse passeio vai ter um significado maior, mas para nós simples turistas é um local que permite um momento de descanso durante a viagem, com muita paz e tranquilidade. O local foi construído em 1996, e hoje, nos jardins do templo existem mais de 120 estátuas, cada uma com o seu significado. Logo na entrada é possível ver a maior das estátuas - o Mi La Pu San com 7 metros de altura, todo dourado. 

Já o Buda Shakyamuni fica em frente ao Templo.


Outras estátuas podem ser vistas como os Bodhisattvas, guardiões que ficam sob dragões ou elefantes para garantir proteção aos Budas.

Um dos pontos mais interessantes sem dúvida são as 120 estátuas espalhadas pelo jardim e alinhadas em direção ao pôr-do-sol; Cada uma representa uma reencarnação do Buda na Terra.
O horário de visitação é de terças a sábados das 09 as 17 horas e domingos das 10 as 15 horas. A entrada é gratuita e fica Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99.

Mesquita Árabe: Inaugurada em 1983, no local também funciona a Escola Árabe Brasileira e o Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu. Nós só passamos para tirar fotos externas, a arquitetura é muito bonita. Mas caso queira conhecer a parte interna da mesquita, as mulheres devem cobrir os cabelos em sinal de respeito e todos devem tirar os sapatos.


Fica na Rua Meca, 599 Jardim Central. Funciona de segunda a sábado das 9 as 12 e das 14 as 18 hrs.

Marco das 3 fronteiras:
A visita ao Marco das Três Fronteiras conta com a estrutura de um estacionamento, lanchonete, loja de artesanato e um mirante e constitui-se como um dos principais pontos turísticos da Cidade de Foz ,  possui sua importância simbolizando o encontro dos três países latinos e irmãos, diversos em língua, mas em comum no encontro das águas de seus rios.


(Lado brasileiro)
 (Lado argentino)

(Lado paraguaio) 

Por fim, encerramos o city tour com um almoço no Restaurante Maringá. É o melhor restaurante de Foz especializado em rodízio de peixes. Possui um ótimo atendimento e buffet de pratos quentes, saladas e sobremesas. Além disso, conta com uma super vista para o rio Paraná. Não me recordo exato o valor por pessoa, mas era em torno de R$ 35,00 e vale SUPER A PENA, super indicamos.
Fica na Rua Dourado nº 111 e funciona de segunda a sábado das 11:30 as 22:30 e aos domingos das 11:30 as 15 hrs. Mais informações no site:http://www.restaurantemaringa.com.br/



Por fim, optamos por não fazer o passeio até a hidrelétrica de Itaipu (principalmente porque depois de Foz a gente ia passar o feriadão no Rio Grande do Sul com mais correria e mais gastos.) Então, aproveitamos a tarde livre para descansar e curtir o hotel. Depois fomos dar uma voltinha a pé pelas imediações e tomar um lanche num posto próximo. No fim da noite, jantamos uma massa com vinho no hotel mesmo. 
 (recepção hotel)
 (barzinho do hotel)

 (academia - só para fotos rs)

 (piscina)

 (jantarzinho, última noite no Hotel)

(Ilma, agência HT Turismo - super querida, uma amizade que fizemos nessa viagem)
Na manhã seguinte era hora de arrumar as malas e zarpar. Foi uma passagem rápida mas inesquecível. Foz do Iguaçu é uma cidade encantadora e com certeza está na nossa super lista de 'lugares que queremos voltar' rs. A vista das Cataratas deve ser uma daquelas que não se cansa de ver nunca ;)
Por isso, encerro o post com esse vídeo - Bem vindo ao Inesquecível :)

Beijos a todos, 
Vanessa e Genildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário